'

'

Como PRESERVAR SUA SAÚDE BUCAL






SEU DESCUIDO EM NÃO FAZER O DIAGNÓSTICO PRECOCE PODERÁ LEVAR A PERDAS IRREVERSÍVEIS PARA SUA SAÚDE E GRANDES PREJUÍZOS PARA O SEU BOLSO.



 




Sua saúde bucal depende basicamente de 4 fatores:

1) H I G I E N I Z A Ç Ã O R I G O R O S A :

Muito capricho e disciplina na escovação. Um paciente normal deveria escovar seus dentes de 5 a 6 vezes ao dia; sendo que cada escovação deveria demorar de 3 a 4 minutos. O uso diário de fio dental é fundamental na prevenção do pior tipo de cárie: aquela que ocorre entre os dentes.




2. DIETA EQUILIBRADA

Sua alimentação diária, na maioria das vezes deverá constar de alimentos saudáveis, como frutas, verduras, alimentos integrais. Como bebida, dê preferência ao leite, sucos naturais e muita água. Para quem tem o hábito de “b e l i s c a r” entre as refeições dê preferência a queijos, frutas, azeitonas... no lugar de balas, bolachas, chicletes. E V I T E ao máximo o consumo desses tipos de alimento , bem com o consumo de REFRIGERANTES. Quando isso não for possível procure fazer uma higienização rigorosa em seguida. 




3) NÃO  FUMAR
O hábito de fumar a médio prazo costuma levar a GENGIVITES, DOENÇAS PERIODONTAIS E CONSEQÜENTE PERDA DOS DENTES. Quem fuma caso tenha a sorte de não desenvolver um câncer, dificilmente escapará de uma dentadura; SEM CONTAR O MAU HÁLITO QUE o FUMANTE NÃO percebe possuir.

 

4) EXAME CLÍNICO PERIÓDICO

Faça-o no mínimo a cada 6 meses a fim de que o seu cirurgião dentista consiga fazer um DIAGNÓSTICO PRECOCE, que leva na grande maioria das vezes, a um tratamento SEM SOFRIMENTO E DE CUSTO FINANCEIRO BAIXO.


A cárie é uma doença “silenciosa”. Por isso, não espere a dor chegar... poderá ser tarde demais. Comparado a uma fruta , o dente seria semelhante à mesma, no que se refere a textura, ou seja, possui uma “casca dura por fora”onde o microorganismo tem dificuldade de penetrar mas que,
após conseguir fazer somente “um furinho” encontra um tecido de menor densidade, mais macio e, costuma fazer um verdadeiro“ESTRAGO”por dentro. Como se não bastasse essa ilusão, o fato da maioria dos processos de cárie DEMORAREM MUITO PARA PROVOCAR A DOR, faz com que os pacientes protelem (ADIEM) cada vez mais o tratamento.



Este SIP é um humilde trabalho do CD Marcos César Gonçalves e foi registrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, no Escritório de Direitos Autorais.

0 comentários: