'

'

Dores de CABEÇA e BRIQUISMO

CASO VOCÊ TENHA DORES SEM CAUSA APARENTE E, OUÇA ESTALOS OU RUÍDOS COM FREQÜÊNCIA QUANDO ABRE A BOCA, TALVEZ SEJA MAIS DO QUE CONVENIENTE FAZER UMA CONSULTA COM O PROFISSIONAL CIRURGIÃO DENTISTA DE SUA CONFIANÇA.




Denomina-se ATM a articulação existente entre o osso onde estão situados os dentes inferiores da arcada dentária humana, o qual é chamado de mandíbula ou maxilar inferior e a outra parte mais superior do crânio.

A ATM fica situada vizinha ao conduto auditivo externo, separada por uma fina camada de tecido ósseo. A existência dessa articulação permite que a mandíbula execute os seguintes movimentos:

01. ROTAÇÃO: ocorre quando fazemos uma pequena abertura de boca.
Neste movimento o côndilo ( Como se fosse um “ joelho”
falando didaticamente ) rotaciona dentro da cavidade glenóide.

02. TRANSROTAÇÃO: ocorre quando fazemos uma grande abertura de
boca. ( Por exemplo quando BOCEJAMOS )

03. PROTRUSÃO: ocorre quando levamos a mandíbula para frente.

04. RETRUSÃO: ocorre quando levamos a mandíbula para traz.

05. LATERALIDADE: ocorre quando movimentamos a mandíbula para a
direita e para esquerda.

Fazendo uso da tomografia computadorizada com cortes seriados da região da ATM descobriu-se uma relação causal entre a

Inclinação das pontas(=cúspides) dos 1ºs molares permanentes
E
O formato mais ou menos inclinado da cavidade glenóide





Descobriram então que, quem tinha o primeiro molar permanente com cúspides “pontudas”, invariavelmente possuia uma cavidade glenóide mais profunda, enquanto, quem possuía o primeiro molar permanente com pontas (=cúspides) mais rasas, consequentemente acabava por ter a formação de uma cavidade glenóide mais rasa. Estabelecendo-se dessa forma uma HARMONIA ENTRE TODO O CONJUNDO ( ATM + DENTES ) sem a ocorrência de qualquer tipo de ESTALOS ou RUÍDOS.

A verdade é que durante o desenvolvimento crânio facial a cavidade glenóide que era plana na criança quando os primeiros molares permanentes ainda não haviam erupcionado (=nascido) passava a ter uma NEO(= nova )FORMAÇÃO ÓSSEA de maior ou menor inclinação, dependendo do formato das cúspides dos dentes citados.

O desconhecimento de tal fato no passado, além da NÃO EXISTÊNCIA na época dos CURSOS DE ANATOMIA E ESCULTURA DENTAL nas FACULDADES DE ODONTOLOGIA, culminaram por consagrar o termo OBTURAÇÃO que, literalmente significa “TAPAR BURACOS”. Atualmente, nos trabalhos que envolvem a DENTÍSTICA OPERATÓRIA E RESTAURADORA, fazemos uso do termo RESTAURAÇÃO.
Afim de sermos mais didáticos acho interessante a comparação do cirurgião dentista tentando restaurar um dente, com um ARTISTA TENTANDO RESTAURAR UMA ESTÁTUA.
No exemplo citado, o artista não iria OBTURAR o nariz quebrado de uma estátua. Caso agisse deste modo estaria apenas TAPANDO O “BURACO” CORRESPONDENTE A CAVIDADE NASAL.
Atualmente, baseado em conhecimentos de anatomia o profissional não deverá “OBTURAR”, mas sim tentar ao máximo possível “RESTAURAR” A PARTE QUE FOI PERDIDA.

As PLACAS DE MORDIDA ou de RELAXAMENTO, atualmente confeccionadas nos consultórios e laboratórios odontológicos, bem como a prescrição de medicações anti-inflamatórias constituem-se em meios PALIATIVOS, que buscam amenizar as DISFUNÇÕES evitando-se danos maiores ao sistema mastigatório.

Tais medidas vem se tornando cada vez mais freqüentes nos dias atuais, como mais uma “doença do homem moderno”que, ao acumular tensões durante o dia, acabam por traumatizar violentamente os dentes e seus ligamentos com o hábito rangê-los na maioria das vezes inconscientemente quando estão dormindo, forçando-os contra possíveis CONTATOS PREMATUROS.

Tal anomalia em meus tempos de faculdade recebia o nome de BRIQUISMO;

infelizmente para nós profissionais cirurgiões dentistas, o termo, NA MAIORIA DAS VEZES CONSTRANGENDOR, BRUXISMO,( a exemplo de outros termos errôneos como OBTURAÇÃO) foi o que se consagrou, sendo inclusive usado pela literatura médico odontológica


É fato que: possuir um ENGRENAMENTO PERFEITO DOS DENTES
em total harmonia com a ATM, é privilégio de pouquíssimos pacientes, sendo que na maioria dos casos clínicos pequenas desarmonias com a presença de pequenos ruídos vez ou outra na articulação não impede que o indivíduo leve uma vida normal.

Em alguns casos, no entanto: quando o paciente chega a promover grandes desgastes em sua placa de relaxamento, em um curto espaço de tempo, além de não apresentar alívio em sua sintomatologia dolorosa, torna-se necessário, o tratamento com uma EQUIPE MULTI-DISCIPLINAR com profissionais especialistas das seguintes áreas:
ORTODONTIA, FONOAUDILOGIA, PSICOLOGIA, ACUPUNTURA, FISIOTERAPIA etc.

As placas de relaxamento violentamente perfuradas e desgastadas, servem no caso, como valiosa prova auxiliar de diagnóstico afim de descobrirmos se A DESARMONIA é ou não GRAVE.

CONSIDERAÇÕES FINAIS E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Correlações clínicas e patológicas NÃO TEM CONSEGUIDO demonstrar que uma ANORMALIDADE RADIOGRÁFICA EM ESPECIAL, tenha um valor de diagnóstico para identificar a FONTE DA DOR. ( Wood e Badkey, 1987; Bogduk e Marsland, 1988).

Em alguns casos, pode ocorrer o que é denominado PSICOSE MANÍACO DEPRESSIVA.

Outros fatores como, MÁ POSTURA DURANTE LONGOS PERÍODOS DE TRABALHO e até

PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO FAMILIAR, também são citados nos trabalhos que abordam este tema.

É fato que A PERDA DE UM OU MAIS DENTES podem contribuir decisivamente para a causa ou para o agravamento dos distúrbios têmporo mandibulares.

LITERATURA SOBRE OS ASPECTOS ETIOLÓGICOS OU CAUSADORES: várias hipóteses relacionadas com agentes etiológicos dos distúrbios têmporo mandibulares têm sido sugeridas: De Boever, 1979; Fricton e cols.,1988. McNeill, 1993; Krämer 1978; Bogduk e Marsland 1988; April e Bogduk 1992; Janda e Lewit, 1973. Brüger 1977, ou ainda que tem origem psicológica ( dor no pescoço ) Oosterhuis, 1982.

0 comentários: