'

'

SANGRAMENTO DAS GENGIVAS




Após lidar em uma horta ou jardim, sem o uso de luvas, você deverá ficar com as unhas pretas de terra... mesmo depois de lavar as mãos.

 

Para conseguir remover esta terra você necessitará de algum
instrumento de ponta ou escova para as mãos afim de alcançar aquele pequeno espaço entre a unha e o dedo.



Pois bem, entre a gengiva e o dente existe também um espaço
semelhante onde os resíduos alimentares e a placa bacteriana costumam depositar-se. Quando durante a escovação(que deve ser feita com escova macia e de cerdas arredondadas) o paciente não fizer o correto massageamento e higienização deste pequeno espaço; teremos a formação de um ácido que atacará as gengivas fazendo com que as mesmas sangrem ao menor toque.
Em uma fase mais avançada da doença poderemos ter a perda do dente devido à destruição das fibras que ligam o mesmo às gengivas e ao tecido ósseo( amolecimento dos dentes ).

Uma gengiva normal não deverá sangrar ao menor toque. Se isso ocorrer com pressão moderada e escova macia, será sinal de que v. está escovando corretamente, e que sua gengiva está enfraquecida por bactérias. Será fundamental, portanto, que v. continue escovando a fim de que sejam expulsas as bactérias, de maneira que com o tempo(normalmente de 7 a 10 dias ) não deveremos mais ter sangramento.






SIP ( serviço de informação ao paciente )
Cirurgião dentista responsável: Marcos César Gonçalves
CRO 33.312

0 comentários: