'

'

FISSURAS LABIO-PALATINAS






O QUE É ?

As fissuras do lábio e palato ( "céu da boca") são uma má formação do terço médio da face, que se devem à falta de fusão dos processos maxilares e palatinos. Estão entre as malformações craniofaciais congênitas mais freqüentes, apresentando graus diferentes de severidade e representam 25% do total das alterações desta região, presentes no nascimento. Situam-se entre o 3º e 4º defeito congênito mais freqüente e no Brasil estima-se que sua ocorrência seja de 1 para 650 indivíduos nascidos vivos. Seus portadores, além do grave problema estético, apresentam distúrbios funcionais, desde a alimentação até a fonação, os quais são perfeitamente tratáveis.

DIAGNÓSTICO
O mesmo poderá ser feito através do exame de ultra som morfológico entre a 4ª e a 12ª semana de gestação. Após o diagnóstico a gestante deve ser encaminhada a uma equipe especializada que lhe dará as orientações sobre o tratamento neonatal e atuação de cada profissional e especialidade para que estes promovam a reabilitação estética e funcional do bebê.

COMO PREVENIR AS FISSURAS ?

Em famílias em que já houve algum caso de fissura, exames para a verificação da possibilidade de nova ocorrência devem ser realizados.


OBJETIVOS DO PROGRAMA:

Conscientizar a população sobre a grande importância das Fissuras Labiopalatinas no Brasil.

Alertar sobre a importância do aconselhamento genético a casais que já tenham tido caso de fissuras labiopalatinas na família.

Esclarecer sobre a necessidade de boa alimentação e utilização do ácido fólico durante a gestação.

REALIZAÇÃO:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISSURAS PALATINAS
www.abfp.org.br

0 comentários: