'

'

C L A R E A M E N T O




SIP

( Serviço de Informação ao Paciente )

Este humilde trabalho, a exemplo do manual de orientação “SAÚDE BUCAL” de nossa autoria registrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro no Escritório de Direitos Autorais bem como os Trabalhos em Fitas de Video e Folhetos Explicativos que costumávamos fazer antes de termos este espaço na web, tem como finalidade única oferecer um pouco mais aos nossos pacientes e amigos que tanto nos tem prestigiado no decorrer dos nossos 26 anos de carreira.


NOSSO ASSUNTO DE HOJE SERÁ:

Clareamento dental MODISMO OU NECESSIDADE ?



Os clareadores atualmente são divididos em basicamente duas classes:
01) CLAREADOR POTENTE ( power bleaches)
Peróxido de Hidrogênio de 30 a 35 % deve ser controlado em consultório pois o uso indevido poderá provocar lesões.
02) CLAREADOR ASSISTIDO (assisted bleaches) : *Peróxido de Carbamida de 10, 35 a 40% para uso também no consultório; este produto é menos potente que o anterior porém podemos conseguir significativa melhora nos resultados com sessões complementares feitas pelo próprio paciente, SEMPRE seguindo as orientações de um profissional.
* O mais seguro.

CURIOSIDADE: A repigmentação dos dentes clareados pode acontecer em mais ou menos 1 ano, mas sempre estará mais claro que o original. Um simples retoque poderá corrigir este retrocesso.


QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE O CLAREAMENTO A LASER E O FEITO EM CASA.

O clareamento a laser

Baseia-se em procedimentos realizados no consultório dentário. A técnica consiste em aplicações ( uma, duas, ou três ) de um gel à base de peróxido de hidrogênio ( 35 a 40 % ).
O que encarece o método dentre outros elementos necessários É A NECESSIDADE DE REALIZAR-SE UMA PROTEÇÃO AOS TECIDOS GENGIVAIS que normalmente é feita com UMA RESINA FOTOSENSÍVEL DE BAIXA VISCOSIDADE.
Outro fator que afeta no custo é a necessidade de CONSULTAS LONGAS visando a obtenção de um melhor resultado com inclusive, aplicações de laser com finalidade anti-inflamatória.
O RESULTADO COSTUMA SER MUITO MELHOR PARA PACIENTES QUE NÃO POSSUEM RESTAURAÇÕES MÚLTIPLAS. Se você ao contrário, possui várias restaurações mais antigas, TEREI A NECESSIDADE DE FAZER UMA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL do seu caso para ver se SERÁ OU NÃO NECESSÁRIO a TROCA OU “GLASE”DE ALGUMAS RESTAURAÇÕES.
Dica: Se você é fumante e/ou tem o hábito de beber muito café, DESISTA. Estará “jogando dinheiro fora !” Se não pretender largar o vício, realmente NÃO ACONSELHO O INVESTIMENTO.

O clareamento caseiro

Em poucas palavras te digo, faremos uma moldagem de sua boca; em seguida confeccionaremos uma plaquinha de silicone ; depois te orientaremos a usar o produto em sua residência.
A DESVANTAGEM PRINCIPAL É QUE A MAIORIA DOS PACIENTES DETESTA dormir fazendo uso da plaquinha no interior da boca e são comuns reclamações do tipo "acredito ter engolido um pouco do material", etc.
Outro aspecto clínico negativo que pude notar em alguns pacientes que digamos entre aspas:
“se auto-clarearam”seus dentes foi o fato de clarearem SOMENTE uma parte ( às vezes somente um terço ) do dente em questão.


Por hora é só. Caso ainda persista alguma dúvida, queira entrar em contato conosco.
Um grande abraço para você e para toda sua família
Espero poder continuar sendo o seu C.D. predileto.
mcg

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Dr. Marcos!!

Esse negocio de clareamento é complicado estive lendo a outra parte no blog sobre os procedimentos. Eu estava até pensando em fazer, mas agora não sei não...eu tomo café, pela manha e uma xícara pequena a tarde... mas posso deixar de tomar sem problemas , outro detalhe tenho muitas restaurações então já ai não sei...bom mas tenhoate fevereiro pra decidir... época em que devo marcar meu retorno.



Obrigada por retornar com a explicação!!

Bom trabalho

Até mais,

Anônimo disse...

bom dia Dr. Marcos, sou Leandro Mesquita de Itirapina, tudo bem?
gostaria de fazer o clareamento a laser que ja tinha comentado com você nas ultimas consultas que fui.
podemos marcar a data por aqui? tenho os mesmos horarios livres, segundas e quartas-feira durante o periodo da manha
meu e-mail é leandromesquita_ed.f@hotmail.

se achar melhor que eu ligue, assim que responder farei isso pra marcar! abração amigo